Você está aqui: Página Inicial Campi Centro Cursos Pós-Graduação Docência no Século XXI Disciplinas e Ementas

Disciplinas e Ementas

IF Fluminense câmpus Campos-Centro

DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI

Tempo de duração do curso: 388 horas

 

Objetivos Gerais:

 Construir competência técnica-científica para a docência no ensino superior e médio/ técnico, alicerçada em uma visão mais ampla, abrangente, reflexiva e integrada de sociedade.

 Possibilitar ao professor uma formação abrangente nas dimensões: cultural, política, epistemológica, ética e estética, que o torne apto a desenvolver estratégias educativas democratizadoras de acesso ao conhecimento, numa perspectiva sócio-histórica.


Disciplinas e Ementas:

 

- 1ª Etapa:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Professora: Engrácia Gabriel

Carga horária: 32h

Ementa: Principais fundamentos teórico-metodológicos dos processos de construção de conhecimento, as principais teorias de aprendizagem, as variáveis que constituem o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem e as categorias pertinentes.

 

DIDÁTICA DO ENSINO

Professora: Josete Pereira

Carga horária: 32h

Ementa: Teorias Pedagógicas: O processo de ensino-aprendizagem e seus componentes fundamentais. Tendências teórico-metodológicas que embasam as diferentes práticas educativas. Prática escolar: componentes básicos. Alternativas para otimização do processo de ensino-aprendizagem. o ato de ensinar e aprender; como ensinar; como os alunos aprendem; Modelos de Ensino, as competências do professor. O compromisso social do educador.

Tendências atuais no desenvolvimento da didática. O processo educativo escolar.

 

- 2ª Etapa:

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Professoras: Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto e Silvia Cristina Freitas Batista

Carga horária: 32h

Ementa: O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação.

Políticas públicas para Informática Educativa. Classificação/Uso de softwares educacionais. A Internet como tecnologia para construção de conhecimentos. Redes sociais na Internet. Escrita colaborativa. Uso Educacional de softwares do pacote Office (Windows/LIbreOffice). Uso de dispositivos móveis na educação. Produção de vídeos.

 

PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Professoras: Josete Pereira

Carga horária: 32h

Ementa: O processo coletivo de gestão democrática e o papel que nele desempenham os representantes dos segmentos envolvidos no trabalho educativo. Os fatores que facilitam e que dificultam o planejamento da gestão da escola democrática e os papéis que nela representam os diferentes segmentos da escola. O PDI - Projeto de Desenvolvimento Institucional /Plano de Metas - como instrumento de construção de competências para a leitura crítica do mundo e da instituição de ensino superior, o nível de conscientização necessário para  efetivar mudanças que contribuam para a construção de uma sociedade mais humanizada, democrática e com qualidade de vida para todos. Avaliação Institucional - seu significado, e importância. O SINAES - implantação e acompanhamento do processo de Avaliação Institucional.

 

- 3ª Etapa:

OBJETOS DE APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR

Professores: Hélvia Pereira Pinto Bastos

Carga horária: 32h

Ementa: Aspectos teóricos, análise e construção de Objetos de Aprendizagem. Definição, características e classificação de Objetos de Aprendizagem. A noção de Granularidade. Composição de um Objeto de Aprendizagem. eXe learning. Produção de Objetos de Aprendizagem. Convergência das mídias e reconfiguração das práticas sociais no ciberespaço (autoria e co-autoria, identidade). Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona na prática pedagógica. Textualidade digital e a noção de presença social. Questões relativas à leitura na Web. O internetês e a escrita escolar.

 

TECNOLOGIAS DE IMERSÃO E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Professores: Mauricio José Amorin, Suzana da Hora Macedo e Maria Letícia Felicori Tonelli

e Teixeira Leite

Carga horária: 32h

Ementa: Realidade Aumentada. Jogos e Simuladores. Avatares. Visualização computacional aplicada. Computação afetiva.

 

- 4ª Etapa:

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Professora: Maria Amélia Ayd Corrêa

Carga horária: 32h

Ementa: Tipos de conhecimentos, as abordagens metodológicas, os instrumentos e procedimentos de coleta de dados na pesquisa em Educação. Instrumentação para o trabalho acadêmico e científico. Orientações destinadas ao trabalho a ser iniciado: fases, procedimentos, fontes bibliográficas, processos de organização de registros. Roteiros, palavras chave, abstract. Orientação: atendimento ao roteiro proposto. Alterações efetivadas, seqüência do tema desenvolvido, apresentação dos instrumentos de pesquisa utilizados, gráficos, análise dos dados obtidos e conclusões, seqüência temática, análises finais e conclusivas, estrutura da apresentação do trabalho, ilustrações e requisitos, abstract e apresentação do documento final. Roteiro e processos de apresentações dos trabalhos. Ilustrações e seus recursos. Bibliografia definitiva. Revisão geral dos trabalhos.

 

FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS E FORMAÇÃO DE CONCEITOS

Professores: Adelson Siqueira Carvalho e Rodrigo Garret Da Costa

Carga horária: 32h

Ementa: Apresentação das teorias da aprendizagem com foco cognitivo: aprendizagem significativa, ciclo de aprendizagem, mapas conceituais. Apresentação das teorias da aprendizagem com foco histórico-cultural. Aprendizagem de conceitos sob a luz das teorias envolvidas e sua aplicação na prática docente. Utilização de ferramentas computacionais para o desenvolvimento de conceitos e sua utilização na prática docente: Cmap tool e Modellus (etc).

 

- 5ª Etapa:

BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO

Professora: Crisolícia Boldes

Carga horária: 32h

Ementa: Estudo dos problemas filosóficos que influenciam a formação do educador brasileiro com suas decorrências sociais, econômicas e culturais no processo educativo. Identificar diretrizes para a ação educativa compreender o papel da filosofia como reflexão sistemática sobre a essência e as finalidades da cultura Os modelos contemporâneos de ensino: romântico, liberal e neoliberal.

 

CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM AMBIENTE VIRTUAL

Professores: Arilise Almeida Lopes e Breno Fabrício Terra Azevedo

Carga horária: 32h

Ementa: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES. Dimensões sociocognitiva; Interação e Mediação; cooperação; plataforma; comunidade virtual; ambiente virtual de aprendizagem e computação em nuvens. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. AVA como meio de interação entre sujeitos e entre objetos de aprendizagem, permitindo a construção do conhecimento.

AMBIENTE COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM MOODLE. Ferramentas de Comunicação e Interação (correio ou email, listas de discussão, bate-papo ou chat, avisos, fórum); Ferramentas para construção do conhecimento (portfólio individual ou coletivo, tarefas, wiki, escrita coletiva, google,vídeos, etc); Ferramentas de reflexão (diário de bordo, glossário, blogs, perfil do usuário); Ferramentas de Gerenciamento: criação de cursos (edição de conteúdo on-line, publicação de links, questionário, criação de atividades e tarefas, organização de sala virtual, pesquisa de avaliação, base de dados). ACESSIBILIDADE NA WEB. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs): Limitações Visuais; Limitações Motoras e Necessidades Auditivas (surdos e deficientes auditivos).

 

- 6ª Etapa:

EDUCAÇÃO E TRABALHO

Carga horária: 32h

Professor: Luiz Cláudio Gomes Abreu

Ementa: Relação entre educação e trabalho. Produção do saber pelo trabalho. Educação do trabalho. Desafios educacionais em profissões e ambientes de trabalho emergentes. Formação profissional. Polivalência. Especialização. Grupo multiprofissional. Certificação ocupacional. Metodologias educacionais centradas no trabalho. Programa CERTIFIC: MEC/SETEC. Além das disciplinas listadas há durante essa pós-graduação vários seminários, perfazendo uma carga horária de 20horas.

Ações do documento