Você está aqui: Página Inicial Institucional

IF Fluminense

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

Prédio Antigo da Escola de Aprendizes e ArtíficesO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense é um dos 38 criados, em dezembro de 2008, pelo Governo Federal, a partir dos Cefets, escolas agrotécnicas e vinculadas às universidades. O projeto de expansão da Rede Federal foi iniciado em 2005.

O IF Fluminense nasce voltado para o mundo do trabalho com a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento econômico das regiões onde está instalado.

São sete câmpus: câmpus Campos-Centro, Campos-Guarus, Macaé e Quissamã, no Norte do Estado do Rio; câmpus Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense e câmpus Cabo Frio na Região dos Lagos. Sua estrutura ainda conta com os pólos Avançados de São João da Barra e Cambuci, Pólos de EAD, além da Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental, que atende pequenos produtores rurais.

A oferta de cursos leva em consideração o arranjo produtivo local com o intuito de garantir a permanência dos estudantes em suas próprias regiões. Vinte por cento das vagas são destinadas à formação de professores de química, física, biologia e matemática, já que a intenção é diminuir o déficit nacional de professores nas áreas. Além disso, metade das vagas é reservada para cursos de ensino médio integrado à educação profissional. Os 30% restantes vão para cursos de nível superior nas áreas de tecnologia. 

Atualmente, o IF Fluminense atua nos três níveis da formação profissional. Trabalhando na educação inicial e continuada de trabalhadores, oferece cursos técnicos e cursos superiores de tecnologia, ensino médio, educação de jovens e adultos, Licenciaturas, Cursos de Pós-graduação e Mestrado.

Ações do documento